sábado, 18 de julho de 2015

Cine Ciências - 3ª Encontro

Ah Sábado... a cara de sono como sempre vai acompanhar nestas manhãs frias (hahahaha)

Vamos lá então, 3ª edição do Cine Ciências da Escola Dom Bosco. Desta vez, entrando em um assunto que, vamos dizer que eu gosto muito mesmo e sempre tento achar algo sobre, a Ciência envolvida dentro do mundo do super heróis, utilizando o filme "Vingadores 2 - A Era de Ultron".

A sinopse do filme é a seguinte:
"Tentanto proteger o planeta de ameaças como as vistas no primeiro Os Vingadores, Tony Stark busca construir um sistema de inteligência artifical que cuidaria da paz mundial. O projeto acaba dando errado e gera o nascimento do Ultron (voz de James Spader). Capitão América (Chris Evans), Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Thor (Chris Hemsworth), Hulk (Mark Ruffalo), Viúva Negra (Scarlett Johansson) e Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) terão que se unir para mais uma vez salvar o dia." 

 
Tentar explicar como a Ciência pode ser apresentada dentro do mundo do super heróis eu acredito que seja uma grande forma de poder encontrar um meio de "chamar a atenção" dos alunos dentro do ambiente escolar, e como sempre, tentar mostrar a eles que tudo que está sendo aprendido na escola, pode, e certamente, será visto durante a continuidade da sua vida.


Mesmo a prática da leitura de quadrinhos ser cada vez mais escassa, a grande maioria dos alunos possuem conhecimentos sobre algum super-herói e a forma que é utilizado o seu superpoder em prol da sociedade. A ideia principal foi a da abordagem de uma aula diferenciada que ao mesmo tempo abordasse os conteúdos desenvolvidos durante o trimestre, incluindo o que estava sendo visto no filme.

O que mais me chamou a atenção na hora da explicação sobre alguns assunto do filme, foi sobre a possibilidade da existência de uma inteligências artificial que possuísse vontade própria (assunto que foi constantemente abordado dentro do filme), pois os alunos realmente ficaram interessados sobre a explicação sobre este assunto, utilizando os celulares atuais (smartphones) como um exemplo de um "início de inteligência artificial".


Nenhum comentário:

Postar um comentário