E vamos lá ... mais um Sábado, mais um encontro com os alunos para discussões sobre assuntos diversificados, com a participação e interação de todo mundo dentro do Cine Ciências da Escola Dom Bosco.
Desta vez, meio que "saindo do tema" que o nome da proposta aborda (Ciências), levamos aos participantes deste Cine uma apresentação de problemas que eu considero que esteja mais presente desta nova geração que está "nascendo" nas redes sociais e avanços tecnológicos, onde uma criança atualmente está "nascendo com um celular na mão e crescendo com tablets no lugar de livros ou revistas".
O filme apresentado foi: "Confiar" (Trust, no seu idioma original), apresentando esta Sinopse (retirada do site "Adoro Cinema"):
"Will (Clive Owen) e Lynn (Catherine Keener) têm três filhos. Enquanto um
está prestes a entrar para a faculdade, a filha do meio, Annie (Liana
Liberato), começa a apresentar os sintomas comuns das adolescentes que
querem se parecer mais velhas e ser aceitas entre seus pares.
Publicitário bem sucedido e super envolvido com a profissão, Will
procura ter uma relação de confiança com os filhos, mas Annie inicia um
relacionamento no computador com um jovem de 16 anos e dá continuidade
através do telefone. Sem que seus pais soubessem, ela aceita o convite
dele para um encontro, mas a surpresa que ela tem no primeiro momento é
só o começo de um pesadelo que marcará para sempre a sua vida e a de sua
família."
Tudo bem, podemos ter "fugido" da temática Ciências, ao qual o Cine está sendo proposto, mas pensando muito bem sobre isso, não vejo motivos que impeçam de trabalhar tais assuntos com os alunos. Eles, assim como qualquer um de nós está cercado pela tecnologia e sujeito a ser uma possível vítima de qualquer "ataque" que venha do mundo virtual, pois assim como no filme apresentado, não sabemos se o que a pessoa está falando do "outro lado" é verdade ou não, até o momento em que encaramos a verdade pessoalmente.
Levando em consideração o quanto este Cine Ciências pode ter chamado a atenção dos alunos (e acredito ter chamado a atenção, pois foi um dos que eles mais prestaram atenção), acredito que de alguma maneira estamos contribuindo, mesmo de uma forma simples para uma melhora na maneira de pensar e interagir dos alunos dentro do mundo virtual, pois assim como uma frase que li uma vez, acredito que deva acrescentar para eles:
"Qualquer coisa que você faz dentro da internet, é como se fosse escrever em um papel com caneta ... nunca mais poderá ser apagado, mesmo que você acredite que não exista mais, sempre haverá um resquício". (realmente não lembro o autor ou onde li isto, mas sempre interpretei este pensamento desta maneira).
Nenhum comentário:
Postar um comentário